(51) 3263-2094 | (51) 3398-2094 | (51) 8115-7765

Blog

Confira dicas para as nossas crianças

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Olha como está Lindo nosso clube do Livro, todo preparado e pensado para os filhos (as) de vocês. Nesta segunda aproveitem e levem um para casa para lerem junto.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

A leitura logo nos primeiros meses de vida é fundamental para o desenvolvimento das crianças

A importância da leitura na primeira infância
Você sabia que a leitura é de extrema importância logo nos primeiros meses de vida do ser humano? Pois é. A leitura é fundamental na primeira infância, porque auxilia no desenvolvimento da criança e desperta nela o interesse pelos livros.

É a partir do quarto mês de gestação que a audição do feto começa a ser desenvolvida, portanto, logo após o nascimento é necessário que o bebê tenha contato com os mais variados tipos de sons e palavras para que desde cedo aprenda a diferenciar e dar significado para cada uma delas.

Um exemplo seria o caso de um bebê que nunca ouviu nenhum som: logicamente ele não irá falar, porque não teve a oportunidade de ouvir algo para se espelhar e, assim, tentar produzir algum som. Esse fato lógico justifica a importância da leitura, mesmo para as crianças que ainda não falam, pois com essa atitude, elas começam a absorver palavras novas muito antes de aprenderem a falar. A voz se forma assim.

É importante ressaltar que o leitor deve se policiar para não usar somente palavras comuns do cotidiano, pois no momento da leitura o bebê pode atribuir significados às palavras à sua maneira, ao mesmo tempo em que observa as expressões faciais do leitor, como por exemplo, a direção do olhar dele e, assim, pouco a pouco, o bebê vai aprendendo o que é um livro e como se deve utilizá-lo.

Fazendo com que a leitura se torne um hábito na vida do bebê desde a primeira infância, isso impedirá que a criança sofra constrangimentos ao entrar na escola e perceber que seus coleguinhas sabem manusear um livro e ela não. Isso inclui deixar que o bebê se aventure colocando os livros na boca e, em alguns casos, rasgando-os nos primeiros contatos. Devemos entender que esses acontecimentos fazem parte do processo de descoberta dos nossos pequenos.

Além de auxiliar no desenvolvimento da linguagem da criança, a leitura nos primeiros meses de sua vida auxilia para que futuramente a criança não veja os livros como sendo seus inimigos, justamente porque desde cedo ela se familiarizou com o objeto. Nossa língua é uma fonte inesgotável de conhecimento e só poderá ser totalmente desvendada e descoberta a partir de hábitos pequenos como este, lendo para os nossos pequenos.

Texto tirado da entrevista do Evelio Cabreja Parra.
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/entrevista-evelio-cabrejo-parra-736818.shtml

Abraços

Psicólogo Leonardo



Mundo Mágico da Alegria

A Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria foi fundada em 16/06/1997, e é dirigida por duas educadoras mãe e filha, que são apaixonadas pelo que fazem e comprometidas com a responsabilidade e qualidade na educação infantil.

Leia mais

Contato